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Na Andaraí Pneus você tem todos os serviços para seu carro num único lugar

Fazemos parte do seleto grupo de oficinas que compõem a qualificada rede de serviços autorizados.
  • MECÂNICA E ELÉTRICA
    Mas tudo fica mais fácil quando você tem à sua disposição os profissionais auxiliando nos cuidados do seu veículo.
DICAS

Economize fazendo manutenção preventiva
Ao optar pela preventiva, A Andaraí Pneus pode determinar junto com você, as prioridades de manutenção, ou seja, com determinada quilometragem o que realmente precisa ser substituído de imediato e o que pode esperar mais alguns quilômetros ou alguns meses. Dessa forma, os custos com a manutenção preventiva se tornam extremamente baratos a médio e longo prazo, quando comparados aos custos de uma quebra inesperada e aos transtornos que a acompanham.
Veja Algumas Dicas:

CUIDADOS COM O ÓLEO

Verifique o nível do óleo semanalmente.
Veja como: Com o motor frio, preferencialmente pela manhã, antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente.
O nível de óleo deve estar entre as marcas "Min" e "Max" gravadas na vareta.
Se necessário complete com o óleo recomendado pelo fabricante ou pelo óleo de mesma marca utilizada na ultima revisão. Sempre troque o filtro de óleo.

LIQUIDO DE ARREFECIMENTO

Verifique o nível da água.
Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas "Min" e "Máx." do reservatório.
Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, leve o veículo para um diagnóstico.
Não confie 100% dessas tarefas rotineiras ao frentista do posto de gasolina, muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo e/ou proporções aditivos de radiador, adicionados sem critérios nos postos de combustível.

CORREIA DENTADA

Utilizada em muitos motores, a correia sincronizadora (ou dentada) fica protegida por uma capa, não sendo possível examiná-la fora da oficina.
A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.
Se quebrar, causará sérios danos nas válvulas e até nos pistões.
Sua troca ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, dependendo do modelo do carro.
Informe-se no manual do proprietário ou na concessionária da marca do veículo sobre o intervalo de troca e siga-o rigorosamente.

FILTROS

Tanque, bomba de combustível, mangueiras, filtros, carburador ou injeção eletrônica. São os componentes que fazem parte deste sistema.
Para manter o sistema de alimentação em ordem, a troca dos filtros é fundamental.
Filtro de Ar
Deve ser verificado periodicamente. Se estiver muito sujo, deve ser substituído. O filtro de ar sujo prejudica o desempenho do veículo e aumenta o consumo de combustível.
Filtro de combustível
Troque nos intervalos recomendados pelo fabricante, em média entre 10.000 a 20.000 quilômetros. Dessa maneira, estará preservando o sistema de alimentação contra as impurezas do combustível.
Ao contrário dos veículos com carburador onde o filtro fica bem visível no cofre do motor, nos veículos com injeção eletrônica, ele fica geralmente na parte inferior do veículo próximo ao tanque e muitas vezes sua reposição acaba sendo esquecida. Filtro entupido costuma deixar o motorista a pé!

VELAS DE IGNIÇÃO

Devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante. Em geral a cada 20.000/30.000 quilômetros.
Em carros turbinados de fábrica com aumento de pressão de turbo (com chip instalado), verifique a cada 10.000 quilômetros.
Velas gastas causam falhas no funcionamento do motor, aumento no consumo e na emissão de poluentes.

BATERIA

As disponíveis do mercado hoje são do tipo “seladas”, ou seja, não é preciso adicionar água, o que não significa que estejam totalmente livres de manutenção.
Alguns cuidados evitam que você fique na mão na hora de dar a partida:
- Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria.
- Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida:
bateria; alternador e motor de partida.·.

Extintor

Verifique sempre a data de validade do extintor
Priorize a qualidade e segurança utilize somente extintores categoria ABC (Validade de 5 anos).

PNEUS E RODAS

Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança.
O estado de conservação e a calibragem correta garantem a aderência na pista e a eficiência nas frenagens.
Use sempre pneus com as medidas indicadas no manual do veículo. Tamanhos incorretos alteram o comportamento da direção e tornam o veículo inseguro.
Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias, ou antes, de pegar a estrada. Procure fazê-lo sempre com os pneus frios, preferencialmente pela manhã.
Calibragem incorreta provoca desgastes irregulares na banda de rodagem do pneu, diminuindo sua vida útil. Se a pressão for insuficiente, o pneu gasta principalmente nas bordas; se for excessiva, o desgaste será maior no centro.
Não esqueça de calibrar o estepe, que junto com o macaco, chave de roda, triângulo e extintor fazem parte dos equipamentos obrigatórios por lei.
Os pneus modernos trazem indicadores de desgaste, normalmente um triângulo ou as letras TWI impressos na lateral. Quando o desgaste atingir a marca TWI, está na hora de trocá-los.
O limite legal de profundidade dos sulcos dos pneus é 1.6mm. Abaixo disso, são considerados "carecas", podendo o veículo ser apreendido pelas autoridades de trânsito.
Faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, isso aumenta a vida dos pneus e mantém o conjunto da suspensão e direção equilibrados, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.

FREIOS

Não brinque com a segurança, verifique regularmente:
- O nível do fluído de freio.
- A espessura das pastilhas a cada 10.000 km.
- A lonas de freio e ajuste do freio de estacionamento a cada 30.000 km.
Troque o fluído a cada 2 anos ou conforme a recomendação do fabricante. A troca é necessária, porque o fluído absorve umidade. A presença de umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, que provoca a ineficiência na frenagem.
Não se esqueça de poupar os freios. Ao descer uma ladeira, nunca o faça em ponto morto.
Ao trocar as pastilhas, o mecânico deve medir a espessura do disco de freio. Se estiver dentro da tolerância, poderá ser retificado para tirar qualquer imperfeição e garantir a durabilidade das novas pastilhas. Se estiver fora da medida, deverá ser substituído.
Quando trocar as pastilhas, evitar frear bruscamente nos primeiros 300 quilômetros para garantir o perfeito assentamento das pastilhas e discos de freio.

AR CONDICIONADO

Outro equipamento que está se tornando indispensável nos dias de hoje é o ar condicionado.
Para mantê-lo funcionando corretamente, o sistema deve ser ligado pelo menos 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso é necessário para evitar o ressecamento das mangueiras e vedadores do compressor.
Muitos são equipados com um filtro que impede a entrada de impurezas externas e requer a troca de acordo com o manual.

SUSPENSÃO

Ruídos e falta de estabilidade nas curvas são os primeiros sinais de problemas!
Faça uma revisão a cada 30.000 km e mande examinar:
- Amortecedores, molas e batentes quanto a ação e vazamentos;
- Folgas nas bandejas, buchas e pivôs;
- Folgas nos terminais e barras de direção.

CÂMBIO E EMBREAGEM

Verifique o nível do óleo do câmbio a cada 30.000 km. Alguns modelos não necessitam troca (Consulte o manual do seu veículo). Se perceber vazamentos, providencie o conserto o quanto antes.
Evite trancos durante as trocas de marchas. Você pode estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem. O reparo no câmbio custa caro.
Não use o pedal da embreagem como apoio para o pé, se fizer isso a vida útil da embreagem estará comprometida.
Nas ladeiras, use o freio de mão. Nunca segure o carro usando os pedais da embreagem e do acelerador. Se o fizer, queimará a embreagem e diminuindo a vida útil do conjunto, além de gastar combustível desnecessariamente.
Pedal de embreagem muito duro e dificuldade de engatar as marchas é sinal de desgaste no conjunto. A vida útil varia conforme o modo de conduzir o veículo.

RADIADOR

Verifique o nível de agua no radiador uma vez por semana
Somente adicione agua com motor ligado e frio
Não inspecione nem adicione água no radiador quando o motor estiver quente, pois há risco de queimaduras.

CÂMBIO AUTOMÁTICO

O câmbio automático caiu no gosto dos motoristas brasileiros. Sua manutenção requer a troca de óleo e filtro nos intervalos recomendados pelo fabricante. Não descuide, procure um serviço especializado na hora da manutenção.

Para aqueles que ainda não têm um carro automático ou não conhecem o significado das letras PRND no console da alavanca, confira:
P – Park ou estacionado (trava o câmbio e impede a movimentação do veículo)
R – Reverse ou marcha a ré
N – Neutral ou ponto morto
D – Drive ou dirigir (nesta posição, todas as marchas mudarão automaticamente conforme a rotação do motor e velocidade do veículo).

Os números 3-2-1, quando selecionados, fazem as trocas somente até a marcha indicada, podendo ser utilizado em descidas, para poupar os freios ou nas subidas, se estiver rebocando um trailler, por exemplo.

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